A monitorização da satisfação do cliente importa. E cada vez mais.

Miguel Barreiras Consultoria, Gestão

Por Miguel Barreiras As redes sociais fazem já parte do dia a dia de praticamente todos nós e vieram para ficar. Existe uma relação diária com estas redes seja para partilhar conteúdos, experiências, emoções, comunicar com os amigos, noticiar acontecimentos ou expressar a opinião. Como sabemos as redes sociais têm um efeito amplificador extremamente potente. Para o bem e para …

A qualidade da gestão enquanto determinante da produtividade das empresas

Miguel Barreiras Consultoria, Gestão

Por Miguel Barreiras Sendo certo que a produtividade das empresas é determinada por um conjunto variado de fatores internos e externos, um estudo citado pelo jornal Expresso há umas semanas atribuía à qualidade da gestão uma das principais razões para o baixo nível da produtividade das empresas portuguesas e para que este teime em não aumentar de ano para ano. …

Como avaliar o potencial de melhoria de uma fábrica em apenas 1 hora

Miguel Barreiras Gestão

Por Miguel Barreiras Numa visita de apenas 1 hora, com recurso a observação e recolha de informação junto de alguns trabalhadores, é possível realizar uma avaliação bastante acertada do grau de eficiência e do potencial de melhoria que uma unidade fabril pode ter. Vejamos como: Será seguramente consensual afirmar que uma fábrica eficiente é aquela que se caracteriza pelos seguintes …

O food cost como ferramenta para controlar os custos na restauração

Miguel Barreiras Gestão

Por Miguel Barreiras O negócio da restauração é, na maior parte dos casos, um negócio de margens apertadas, que requer um controlo permanente. De entre as várias componentes de custo do negócio, três delas representam em conjunto cerca de 70-80% dos custos: o custo com o espaço, o custo com o pessoal e o custo com as comidas e bebidas …

Como evitar uma insolvência: Saber detetar e interpretar os sinais

ideoma Recuperação de empresas

Por Miguel Barreiras A insolvência, de uma forma simples, carateriza-se pela incapacidade de uma empresa em fazer face aos compromissos que tem para com os seus credores. Nessa fase, a probabilidade de conseguir convencer os credores da viabilidade do negócio e de que recuperar a empresa é preferível a liquidá-la, é diminuta e pouco provável. Por isso é fundamental os …